Odontologia

Prevenção

Por meio de grandes avanços no desenvolvimento de produtos e técnicas, a Odontologia Preventiva mudou radicalmente o perfil da atuação odontológica. A nova tendência mundial é prevenir, cada vez mais a cárie e doença periodontal (doença gengival), evitando procedimentos invasivos e dolorosos e, desta forma, estabelecendo uma estratégia criativa, que continuamente busca novos recursos para ajudar os clientes a manter a saúde e estética oral.

Nosso projeto de Prevenção é amplo e aborda vários fatores que ajudam a evitar a cárie e doença periodontal.

Na primeira consulta é feito um inventário de saúde do cliente (questionário médico). Nesse momento, obtemos toda a história médica e informações sobre possíveis problemas de saúde como: diabetes, hipertensão, problemas cardíacos, etc. A partir deste procedimento, inicia-se o tratamento sem riscos ou surpresas desagradáveis.

Prevenção na boca: Nessa etapa, são usados recursos audiovisuais e software que auxiliam na motivação e condicionamento do cliente para remoção eficaz da placa bacteriana. São efetuados procedimentos como: técnica de escovação e uso de fio dental, remoção da placa bacteriana e tártaro, aplicação de flúor e selantes (quando indicado).

O QUE É SELANTE?

O selante é um recurso a mais na prevenção à cárie. São materiais resinosos aplicados nas superfícies rugosas (sulcos) dos dentes posteriores (molares e pré-molares). O selante age como uma barreira, uma película protetora que facilita a limpeza dos restos alimentares e o controle da placa bacteriana, reduzindo consideravelmente o risco dessas superfícies desenvolverem cárie. Vale salientar que os selantes de última geração contém flúor na sua fórmula.





COMO É FEITA A APLICAÇÃO DO SELANTE?

É um procedimento rápido e indolor, não sendo necessário desgaste do dente. É feito primeiramente a remoção da placa bacteriana na superfície do dente, em seguida é feito aplicação do selante.

TODO DENTE PRECISA DE APLICAÇÃO DE SELANTE?

Os selantes podem ser aplicados tanto nos dentes decíduos (de leite), como nos permanentes, especialmente naqueles recém-erupcionados. O dentista irá avaliar a necessidade da aplicação de acordo com a profundidade do sulco presente no dente, a dieta e higiene bucal do paciente e risco de cárie.

O SELANTE SUBSTITUI O FLÚOR?

O selante não substitui o flúor e a higiene oral, ele é um auxiliar muito importante na prevenção da cárie. O flúor fortalece o esmalte dentário, mas é menos eficaz nas superfícies rugosas dos dentes, o mesmo ocorre com as escovas dentais que não conseguem alcançar os sulcos mais profundos, local este que aplicamos o selante, onde ele é eficiente.

Importante: Os selantes não protegem o dente na região proximal (entre um dente e outro). Portanto, é imprescindível o uso do fio dental.

Com esta visão de Odontologia Preventiva, temos certeza que podemos esperar sempre um resultado melhor e prolongado do tratamento, pois desde o início o nosso cliente é conscientizado da importância da prevenção.