Odontologia

QUANDO PRECISO DE UM TRATAMENTO DE CANAL?

Cáries não tratadas ou traumatismos, podem levar a inflamação ou morte da polpa (vasos e nervos localizados na cavidade interna do dente), sendo necessária a realização do tratamento endodôntico ou “tratamento de canal”.
O tratamento endodôntico no passado tido como muito doloroso e demorado é hoje considerado um procedimento rotineiro e indolor, com alto índice de sucesso.

    O QUE É O TRATAMENTO DE CANAL?

O tratamento endodôntico consiste na remoção do tecido da polpa inflamada, infeccionada ou sem vida, geralmente devido às cáries ou traumas. Após a remoção da polpa os canais são limpos, alargados, desinfectados e obturados. Quais os benefícios do tratamento de canal? O tratamento endodôntico salva dentes que de outra maneira teriam que ser extraídos. A endodontia possibilita fazer um tratamento restaurador adequado, restabelecendo a estética e função do dente.

O TRATAMENTO É DOLORIDO?

A associação de dor durante o tratamento de canal faz parte do passado. Atualmente o tratamento endodôntico é realizado sem dor. Ao contrário, a endodontia frequentemente alivia estados dolorosos presentes antes da intervenção.

HAVERÁ DOR APÓS O TRATAMENTO?

O tratamento endodôntico causa uma ligeira inflamação aos tecidos de sustentação do dente, portanto um pequeno desconforto poderá ocorrer 24/48 horas após o tratamento. Esse desconforto é geralmente provocado pela mastigação e pode ser de fácil controle com uso de analgésicos. Esporadicamente, em casos de infecções graves podem ocorrer um desconforto maior. Nesses casos, o endodontista estará à sua disposição.