Odontologia

Tratamento Ortodôntico com Miniplacas

Miniplacas são acessórios ao aparelho ortodôntico que tem a finalidade de servir de ancoragem (apoio) para a movimentação dos dentes. Elas podem ser fixadas ao osso da maxila, mandíbula ou em ambas as arcadas dentárias. Elas apresentam vantagens em relação à Ortodontia tradicional em muitas situações clínicas, pois não dependem da colaboração do paciente e permitem a aplicação de força em diversas direções, sem a presença de movimentos recíprocos indesejáveis, trazendo assim previsibilidade na movimentação ortodôntica.

O advento das miniplacas tem permitido que profissionais tracem novos caminhos para o tratamento ortodôntico. Tratamentos complexos tornaram-se mais simples e previsíveis, a duração dos tratamentos diminuiu e em alguns casos as cirurgias ortognáticas puderam ser evitadas. Além disso, o índice de extrações dentárias diminuiu consideravelmente.

Outra importante indicação são nos casos para reabilitação oral onde existe a necessidade de recuperar espaços para colocação de implantes, permitindo um tratamento mais rápido e com resultado estético e funcional mais eficiente.