Odontologia

Ortodontia

De forma bem simples, poderíamos dizer que Ortodontia é a correção da posição dos dentes e Ortopedia Facial, é a correção das alterações do crescimento dos ossos da face. O ideal é que os dentes se encaixem de forma harmônica e equilibrada, isso favorece ao correto crescimento facial, já que existe harmonia entre dentes, língua, músculos da bochecha e maxilares. Em alguns casos, por motivos genéticos ou hábitos deletérios (hábito de chupar dedos, etc), o crescimento dos maxilares se dá de forma desequilibrada. Daí a importância de um diagnóstico correto para prevenir problemas mais sérios na idade adulta.

Aparelhos fixos estéticos

Nos últimos anos, a Ortodontia evoluiu muito no que diz respeito aos materiais estéticos. Atualmente, os brackets que compõem os aparelhos ortodônticos estão cada vez menores e mais discretos e os brackets cerâmicos aparecem como excelente opção para um tratamento mais estético.

A modelo da foto está usando aparelho fixo colado aos dentes. Trata-se de aparelho estético de última geração elaborado a partir de um cristal de safira extremamente transparente e bem polido. A safira é um material extremamente resistente, brilhante e transparente, perdendo nestes aspectos apenas para o diamante.

Os aparelhos estéticos são uma excelente alternativa para pessoas que não querem ou não podem ter um sorriso metálico. Devem ser utilizados por ortodontistas familiarizados com as técnicas específicas para cada tipo de aparelho, já que existem peculiaridades inerentes a eles que não existem nos brackets metálicos.




Aparelhos fixos metálicos

Os aparelhos fixos metálicos estão entre os mais antigos e estudados que existem. A maioria dos aparelhos fixos são feitos de aço inoxidável. Existem diversos tipos de aparelhos, com origem em diferentes técnicas e filosofias da Ortodontia. Entretanto, os aparelhos fixos metálicos têm em comum a capacidade de controlar totalmente a movimentação dentária, permitindo ainda que pequenos detalhes sejam ajustados artisticamente pelo ortodontista.

Existem diversos tipos de aparelhos, com origem em diferentes técnicas e filosofias da Ortodontia. Entretanto, os aparelhos fixos têm em comum a capacidade de controlar totalmente a movimentação dentária, permitindo ainda que pequenos detalhes sejam ajustados artisticamente pelo ortodontista.




Aparelhos Invisalign

Atualmente, um novo sistema de aparelhos removíveis está disponível para o tratamento ortodôntico, mais especificamente para tratamento em jovens e adultos. O Invisalign movimenta apenas dentes e representa, quando bem indicado, uma alternativa estética bastante interessante para o tratamento ortodôntico.

O sistema invisalign, é a maneira quase invisível de se corrigir os dentes através de alinhadores feitos sob medida.

Perguntas mais frenquentes

Utilizando os mais recentes avanços em tecnologia computacional 3D, o Invisalign traduz as instruções do ortodontista em uma série de alinhadores praticamente invisíveis. Você usará um par de alinhadores (moldeiras transparentes) por cerca de duas semanas, movendo seus dentes gradativamente semana a semana, milímetro por milímetro até atingir o resultado desejado.

A duração do tratamento depende da complexidade de cada caso, o qual determina o número de alinhadores que você deverá usar.

Não, o Invisalign movimenta apenas dentes. É necessário a consulta com o Ortodontista para que haja a correta indicação deste sistema.